top of page
Aromaterapia Rio de Janeiro

Aromaterapia

É reconhecida como “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”, segundo a International Federation Aromatherapistis.

aromatherapy.png

Atualmente, a aromaterapia é vista como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a prática é uma linha complementar de tratamentos de saúde. O mesmo acontece no Brasil, onde a técnica é uma das Práticas Integrativas e Complementares utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A princípio, a medicina tem registros de que o uso de produtos naturais em tratamentos de saúde é feito há mais de 2000 anos A.C.. Contudo, não se tem registrada a primeira extração de óleos essenciais, a matéria-prima da aromaterapia. 

Diante do passar do tempo e da evolução das pesquisas sobre os seus efeitos, a técnica passou a ter um uso mais amplo e holístico. Isto é, a aromaterapia passou a apontar benefícios para a saúde física, mental e emocional do indivíduo.

Como funciona?

A aromaterapia funciona da seguinte forma: as substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções. Da mesma forma, também ocasionam reações fisiológicas.

Logo, os principais métodos usados na aromaterapia são por meio da inalação dos óleos essenciais ou aromatizadores para o ambiente. A aplicação também pode ser feita em banhos aromáticos ou aplicação tópica, como em massagens.

Benefícios da Aromaterapia

Na prática, a aromaterapia serve para ajudar a lidar com distúrbios como insônia, ansiedade, dores, desconfortos e a induzir sensações relaxantes e até estimulantes. Para isso, é preciso saber escolher o óleo essencial que apresente os efeitos desejados. Quer um exemplo? O óleo de lavanda apresenta efeitos relaxantes, ajuda a combater a insônia e harmoniza os 7 chacras (pontos de energia do corpo).

O óleo de limão tem recomendação para o desenvolvimento cognitivo, enquanto o óleo de hortelã com pimenta auxilia na desobstrução das vias respiratórias e na concentração. Somado a isso, estudos vêm reforçando que a aromaterapia auxilia a fortalecer o organismo e a combater problemas fisiológicos.

Aromaterapia Largo do Machado
bottom of page